Atividade física!

A atividade física na infância tem grande importância, pois ajuda a gastar mais energia prevenindo obesidade além de criar o hábito de atividade física que tende a se preservar na idade adulta. Outros benefícios também são relatados como melhora na função do coração, dos pulmões, dos níveis do colesterol e açúcar do sangue.

Frente a esses benefícios, existem estratégias de estimulação física para cada faixa etária. Abaixo citarei algumas orientações:

Modificada do manual de Orientação “Promoção de Trabalho em Atividade Física” da SBP.

Tempo de tela, o que é?

É o tempo gasto com atividades em frente à televisão, celular, vídeo game ou tablet. Sabe-se que, quanto mais tempo gasto frente a esses equipamentos, menos atividade física se realiza.

Os Pais.

Uma excelente estratégia para que seu filho se exercite é com a participação dos pais, bem como atividades lúdicas:  Brincar em parques, Playgrounds.

Deve buscar a escola para ajudar no desenvolvimento de atividades.

Estimular práticas domésticas que aumentem atividades como arrumar os brinquedos, arrumar a cama.

Situações especiais.

Em situações especiais, os exercícios devem ter orientações específicas. Em obesos, deve-se ter cuidado com impacto nas articulações usando bicicleta ergométrica, exercícios em piscina. Cabe uma orientação multiprofissional com participação de um professor de educação física.

Atenção deve ser dada também para fatores próprios da pessoa, como condição de doenças a exemplo de cardiopatias, asma, epilepsia e doença falciforme.

Outra atenção deve ser dada com a temperatura durante o exercício. Em tempos de frio, tem-se que tomar cuidado com a hipotermia, bem como em ambientes quentes, hipertermia.

Sobre atividades de alta energia, com elevada carga e de competição, devem ser muito analisadas para que não cause problemas psíquicos, articulares ou ósseos.

O Pediatra.

O pediatra está habilitado a atestar aptidão física do paciente que não tenha problemas de saúde ou condições listadas abaixo:

Fatores que sugerem encaminhamento para avaliação cardíaca.

Caso apresente algum fator descrito acima, deverá ser avaliado por um cardiopediatra.

A escola.

Teatro, debates, jogos escolares, recreio ativo, promover encontro com os pais para estimular hábitos saudáveis.

 

 

Converse sobre o tema em casa, com amigos, na escola, com os vizinhos e com seu médico. Estamos à disposição para ajudar! Cofira outros artigos no nosso Blog.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp