Crianças Autistas tem intestino inflamado só por serem autistas?

Alguém já deve ter dito a você que inflamação do intestino está presente em crianças autistas. Será mesmo?

Sendo assim, já começo o texto respondendo: Crianças e adolescentes com autismo NÃO têm intestino mais inflamado do que os sem autismo.

Um conjunto de pesquisdores construiram uma revisão sistemática na literatura, meta-análise. Juntaram dados que avaliassem status inflamatório do intestino através de amostras de fezes, exames não invasivos, de crianças com TEA e sem TEA. Os exames foram a calprotectina e lactoferrina fecais e compararam os dois grupos.

“As meta-análises sugerem evidências limitadas de inflamação gastrointestinal elevada em crianças e adolescentes autistas em relação aos controles não autistas, conforme indicado pela ausência de diferenças nos níveis fecais de calprotectina e lactoferrina. Embora uma revisão sistemática anterior tenha sugerido que a inflamação gastrointestinal de baixo grau pode ser um fator importante na etiologia do autismo, nossos resultados indicam que isso é improvável em nível populacional, com base nos estudos incluídos. Essas descobertas complementam as recomendações do Comitê de Gastroenterologia da Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição de que o teste de calprotectina não é útil em crianças autistas na ausência de indicações clínicas de condições gastrointestinais”

O mesmo artigo mostra que alguns subgrupos de autistas podem ter status inflamatório alterado, mas isso não motivaria a busca de inflamação como um todo, ficando a critério clínico a pesquisa de tais marcadores inflamatórios.

Então o que vale dizer é que, apenas por ser autista, nào quer dizer que a criança tem o intestino inflamado. A investigação de inflamação do intestino depende de critérios clínicos próprios mesmo a serem avaliados nas crianças não autistas. Por isso é importante que, para uma avaliação adequada, um gastropediatra esteja no caso.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Veja mais sobre temas da gastroenterologia e o autismo no artigo com o tema seletividade e diarreia: https://www.gastropediatriavca.com.br/diarreia-e-comportamento-seletivo-em-criancas-autistas-existe-relacao/

Artigo na íntegra publicado em janeiro 2024: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ar