Nem todas as fezes amolecidas (diarreia) estão relacionadas a doenças intestinais ou a intolerância alimentar. O mais provável é que as fezes amolecidas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estejam relacionadas à seletividade da alimentação. Um Artigo muito interessante publicado em 2021 mostrou essa associação. O TEA, através de seu comportamento seletivo e restritivo alimentar gera uma mudança na microbiota. Eles encontraram que há associação entre dieta restritiva e seletiva com menor microbiota e esta com menor consistência das fezes.
“No geral, esses dados sugerem que as preferências e comportamentos associados ao TEA levam à redução da diversidade alimentar, o que medeia relações fracas entre o TEA e o microbioma.” Aqui está o link do artigo para você poder se aprofundar: https://www.cell.com/cell/fulltext/S0092-8674(21)01231-9
Lembrando que, para um seguimento adequado e racional, um médico gastroenterologista infantil deverá avaliar caso a caso, afinal, crianças com TEA podem ter doenças causadoras de diarreia.
Gostou do conteúdo? Tem dúvidas? Me escreva aqui e vamos construir mais conhecimento!
Me siga também no instagram: https://www.instagram.com/drmateusteixeira?igsh=YWd4aGs2cXo5Zm0%3D&utm_source=qr