Icterícia é aquele sinal que deixa a pessoa amarelada. Isso se deve a acúmulo na pele de substâncias chamadas bilirrubinas. No período neonatal é bem comum e geralmente não traz riscos à criança. Mas existem situações sérias que devem ser tratadas logo e, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para melhores respostas. Abaixo vou falar sinais que podem indicar a necessidade de atenção e investigação imediata:
Icterícia que nasce com a criança.
Quando a criança nasce ictérica já é indício que um processo patológico se organizou dentro da barriga da mãe, desde destruição das células vermelhas levando a anemia até processos hepáticos como hepatites ou apagamento do sistema de drenagem da bile.
Icterícia que ultrapassa 2 semanas.
Quando a icterícia ultrapassa duas semanas e a criança está em uso de fórmula láctea, é de bom tom falar com seu pediatra, porque pode haver um processo patológico conduzindo manutenção desse sinal. A criança merece ser submetida a análise do sangue para ver qual a fração das bilirrubinas está aumentada.
Icterícia que se associa a fezes claras e/ou urina escura.
Quando um desses ou ambos os sinais aparecem, sugere que a bile (aquele conteúdo verde e amargo) não está sendo drenado corretamente. Essa situação é patológica e deve ser investigada imediatamente.
Na caderneta da criança tem uma tabela de cores que ajudam a identificar as fezes de características anormais.
Quando a fração Direta da Bilirrubina fica acima de 1mg/dL.
Caso seu filho seja avaliado em exame de sangue e se constante aumento acima de 1mg/dL de bilirrubina direta, deverá ser submetido a maior investigação das vias biliares. Isso junto a fezes pálidas e urina escura caracteriza uma urgência médica e deve ser prontamente investigado, pois patologias como Atresia de Vias Biliares, devem ser tradadas em prazo mínimo de 60 dias de vida.
Quando o fígado ou o baço aumentam.
Quando o fígado e o baço aumentam, pode ser indício de que algo não vai bem e deve ser avaliado se há acúmulo de substâncias dentro desses órgão, sangue ou até inflamação.
De toda forma, icterícia é um sinal cardinal, comum entre os recém nascidos, mas você deve estar atento a aqueles que são considerados bandeiras vermelhas.
Vejam mais matérias interessantes no nosso blog.