cães-filhotes

O perigo que pode se esconder em seu bichinho – Toxocaríase.

Toxocaríase é umaa parasitose que naturalmente não infecta o homem e tem como hospedeiro definitivo o gato (Toxacara cati) e o cão (Toxocara cani).

Ciclo

Os animais portadores liberam os ovos nas fezes, que contaminam o solo e, através de mãos sujas, alimentos ou água ingeridos, infectam acidentalmente humanos. Os ovos eclodem em larvas que penetram a mucosa do intestino e migram para os brônquios e em seguida sobem para o esôfago e são deglutidos e ficam no intestino.

Perceba que o homem não faz parte do ciclo natural do verme.

A infecção pode ocorrer também pela ingestão de carne crua contaminada com cistos do verme – fígado, suínos; frangos.

Uma fonte importante de contaminação de crianças ocorre em parques, playgrounds e caixas de areia de animais.

A manifestação

A migração do verme pode levar a formação de infiltrado de eosinófilos (são células brancas que se relacionam a alergia e a infecções por parasitas que tem esse ciclo pulmonar). Essas infiltrações podem formar aglomerados chamados de granulomas nos tecidos do corpo.

As células com essa coloração azulada são os eosinófilos.

Quando a larva penetra órgãos (vísceras), se chama de Larva Migrans Visceral. Os órgãos mais acometidos são fígado e pulmões. Quando tem infecção pesada, pode levar a febre, mal estar, aumento do do fígado, falta de ar, coceira na pele, falta de apetite. Ao infiltrar no fígado pode levar a formação de nódulos. Nos pulmões levam a falta de ar e tosse em 20 a 80% dos pacientes. O Rx de tórax pode ter infiltração ao redor dos brônquios.

Pode acometer todo o corpo, inclusive olhos, cérebro também.

A toxocaríase pode se manifestar de forma encoberta com sintomas inespecíficos com sinais de febre, falta de apetite, dor no corpo, dor nas pernas, tosse, aumento do fígado, distúrbios do sono. Os exames podem ter eosinofilia (aumento das células chamadas eosinófilos) e anticorpos do tipo E (IgE). Nesses casos, os testes de sorologia estão bem altos para Toxocara.

Diagnóstico

O diagnóstico é dado com análise da sorologia (ELISA para Toxocaríase) em contexto clínico. Esse exame pode estar positivo mesmo que não haja infecção ativa ou o tratamento seja executado de forma correta. O exame de fezes não costumam ajudar, porque o verme não consegue completar o ciclo no homem.

Tratamento

O melhor tratamento é com Albendazol com tratamento prolongado. Mebendazol pode ser uma alternativa.

O seguimento do paciente revelará queda dos eosinófilos dentro do intervalo de 1 mês. A sorologia não ajuda nesse seguimento, pois pode ficar positiva por vários anos.

Uma fonte de infecção – caixa de areia contaminada.

Cuide do descarte das fezes do seu cão ou gato. Mantenha sempre renovada a caixa de areia. Estimule a lavagem de mãos após pegar nos animais. Use antiparasitários de rotina para seus animais inclusive os filhotes, pois eles podem contrair esse verme através da placenta.

Evite alimentos como carnes ou fígado malpassados.

Estou disposto a ajudar. Leia nossos outros artigos.