newborn-infant-being-weighed-1502375

O Umbigo cai quando?

O cordão umbilical (Umbigo) é a estrutura que permite a conexão do feto à placenta e consequentemente à mãe. Ele é peça crucial para o transporte de gases (oxigênio e gás carbônico) além de servir como canal de transporte de nutrientes para o feto e de escórias do feto para a genitora. Assim, sem o cordão umbilical, uma gestação não vinga.

Após o nascimento ele deixa de ter objetivo, passando por um processo de involução e mumificação, caindo em seguida. Grande parte dos recém nascidos perdem o coto umbilical dentro do prazo de 1 semana de vida. Algumas fontes trazem que algumas intervenções rotineiras podem prolongar esse período até sua caída, como por exemplo álcool 70%, que eleva o período de queda do coto para em torno de 15 dias. A literatura americana traz o uso de clorexidine (um antisséptico aquosa a 0,5%) como uma das melhores alternativas, apesar de levar a aumento também do tempo para a queda do coto em comparação a manutenção seca, em torno de 7 dias.

Demora na queda – oque pode ser?

Quando o coto umbilical demora mais de 21 dias para cair, considera-se atrasado e deve-se ficar atento para má formação uracal (do umbigo) ou infecção do umbigo (onfalite) ou alteração da imunidade (neutrólfilos deficitários – Deficiência de Adesão dos Leucócitos – LAD I – que é uma alteração de ativação das células devido a defeito genético – CD18 e CD11a, CD11b, CD11b feito por citometria de fluxo com marcadores monoclonais).

Como cuidar do coto umbilical?

Deve-se fazer a limpeza episódica, principalmente em sua base e deve-se manter o coto exposto, dobrando a fralda. Essa estratégia serve para estabelecer contato do coto com ar e facilitar a mumificação e evitar infecção.

A recomendação atual é de evitar uso de substâncias antissépticas porque elas destroem bactérias que favorecem a sua caída.

Sinais de que não está indo bem.

Onfalite – infecção em umbigo – evidenciado vermelhidão intensa na fotografia.
  1. Sangramento recorrente do coto.
  2. Mau odor
  3. Secreção purulenta
  4. Vermelhidão excessiva e abaulamentos
  5. Saída de Urina ou fezes pelo umbigo

Granuloma umbilical

Em neonatos, o granuloma umbilical é uma anormalidade comum e é a causa mais comum de massa umbilical. É uma lesão friável, macia, úmida, rosada, geralmente pediculada, de tecido de granulação que varia em tamanho de 3 a 10 mm de comprimento.

Granuloma Umbilical visto como essa “carne” acastanhada.

O tratamento mais comum para o granuloma umbilical é o nitrato de prata tópico, classicamente usado em bastão. Como está em falta no mercado, tenho orientado a formulação de Nitrato de Prata Solução tópica 5%. Seu uso por 2x ao dia, tende a resolver o problema em 1 semana. Deve-se ter cuidado ao aplicar nitrato de prata, pois pode causar queimaduras químicas ou manchas na pele ao redor.

Caso não ceda com o tratamento tópico, o cirurgião infantil deve ser visto.

Estamos dispostos a ajudar. Leia nossos outros artigos.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp