Sarampo

Sete informações sobre o Sarampo que todos devem saber.

Sarampo é uma doença de etiologia viral (paramixovírus), transmitida por gotículas respiratórias contaminadas. Tem elevado potencial de gravidade, principalmente entre as crianças menores.

1.O sarampo parece uma gripe.

Começa com sintomas inespecíficos e depois começam sintomas como congestão nasal, coriza e tosse. Logo depois de 3 a 4 dias que aparecem as manchas no corpo (exantema), o que caracteriza o diagnóstico da doença.

2.Sarampo e o sinal Koplik.

Sinal que aparece na mucosa oral com pequenas manchas brancas com halo vermelho. Geralmente antecede o aparecimento do exantema.

Mancha de Koplik.
Retirada de: Moss,W. J. e Griffi, D. Measles. Lancet 2012; 379: 153–64

3.O Sarampo faz terra fértil para criação de infecções oportunistas virais e bacterianas.

Ele leva a redução da imunidade e permite que complicações (chega a 40% dos casos) se associem como pneumonia, otite, encefalites e meningite.

4.Uma pessoa com Sarampo infecta em média 9 a 18 pessoas.

Trata-se de uma doença de notificação compulsória, pois sua transmissibilidade é elevada e suas complicações podem ser graves. A notificação deve ser feita em no máximo 24h.

Papel do médico:

Deverá preencher o Roteiro de Investigação de Doenças Exantemáticas e a ficha de notificação do SINAN

– Roteiro de Investigação de Doenças Exantemáticas (página 53):

-Ficha de Notificação SINAN:

5.A vacina é a melhor forma de prevenção.

O Programa Nacional de imunização oferece vacinas contra o Sarampo em seu programa. Ela oferece proteção entre 99% das pessoas com duas doses. Tem pequena taxa de complicações. O controle de uma doença contagiosa denomina-se bloqueio. Para pessoas hígidas, sem problemas imunitários e esquema incompletos, se recomenda vacinação de bloqueio em prazo de 72h. Controle pode ser feito com bloqueio vacinal também com crianças a partir de 6 meses de idade.

6.Pacientes com imunidade baixa não devem receber a vacina.

Pessoas que tem AIDS, usam imunossupressores, acabaram de receber imunoglobulina, gestantes, menores de 6 meses, não devem receber a vacina. Para tais situações, quando houver exposição, pode-se usar imunoglobulina em prazo de 6 dias.

7.Vacina do Sarampo NÃO eleva o risco de Autismo.

Conforme circulado em alguns veículos de mídia na internet, fala-se sobre a relação da vacina contra o Sarampo e autismo. Estudos não comprovaram tal relação. Vacinar é uma prática de amor e deve ser incentivada.

O sarampo é uma doença de potencial de gravidade muito elevado, com alta transmissibilidade. A vantagem que se tem é que a vacina é efetiva, protegendo em taxas maiores que 99%. Assim sendo, mostra-se a importância de se vacinar as crianças e evitar que essa doença se alastre.

Leia as nossas outras matérias.